Presídio no Século 19

Presídio no Século 19
Matriz

Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Em defesa da Raça Brasileira - Daiane dos Santos

A pedido da Rede BBC Brasil, o geneticista Sérgio Danilo Pena, pesquisador da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e do Laboratório Gene, realizou exames de DNA em nove brasileiros ditos famosos, todos afro-brasileiros, isto é, descendentes de africanos. Os resultados iniciais foram surpreendentes, pois mostraram ser muito mais complexa a mistura racial no Brasil, considerando origens europeias, indígenas e africanas.

Já em 2007 foram divulgados os resultados relativos à ginasta Daiane dos Santos. Com uma possível pequena margem de erro, eis o resultado: Sangue africano, 39,7%, sangue europeu, 40,8%, sangue indígena, 19,6%. O pesquisador alerta que não se pode dizer por esse resultado que a notável atleta seja mais européia e menos africana. Pessoalmente eu valorizo a força da mistura no que diz respeito ao resultado final, a combinação de diversos gens na extraordinária Daiane.

Outras pessoas famosas no Brasil se submeteram ao mesmo exame anteriormente. Novas surpresas.

A compreensão da formação racial dos brasileiros hoje está apoiada em bases científicas. Mesmo em se tratando da origem dos negros brasileiros, é possível detalhar de qual região e nação da Africa foram tirados, independentes de onde se encontram hoje seus descendentes.
Para maiores informações sobre o assunto, leiam a reportagem na qual me baseei e as informações sobre exames para pesquisas genealógicas:


http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL43530-5603,00.html

http://www.laboratoriogene.com.br/?area=genealogia

http://www.daianedossantos.com/brasil.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário