Presídio no Século 19

Presídio no Século 19
Matriz

Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Genealogia, uma busca espiritual

Olá! Finalmente começo o meu blog, que tem como objetivo proporcionar um contato mais íntimo como todos os membros de minha família e meus amigos, para despertar um real interesse na busca de nossas raízes. Para estarmos mais juntos nessa busca fascinante de nossos antepassados. Chamo isso de uma busca espiritual, a busca do espírito que moveu nossa própria existência. Que misteriosamente nos colocou exatamente no ponto em que nos encontramos.
Também ofereço este blog a todas as pessoas que, encontrando esta página, possam estar conosco, trazendo sua opinião e sua colaboração. O assunto central deste blog é Genealogia, porém este é um grande motivo para nos encontrarmos sempre. Outros assuntos serão apresentados, desde que tenham a ver com nossa família, nossos amigos, nossas tradições, o Brasil e o mundo.
Um dos ramos de nossa família é o de Gabriela Maria de Jesus, nascida no Estado do Rio de Janeiro (1870). Ela foi a mãe de Antônia Maria de São José (1883), Paulino José de Souza (1888), Flauzina Maria Gabriela (1889) e Missias (1891). Ela teve uma passagem por Descoberto de São João Nepomuceno e depois foi para Visconde do Rio Branco, Minas Gerais.
Outro ramo é o de Josepha Maria de Jesus (1873), que se casou primeiramente com Belisário Francisco das Chagas (1862), tendo seus seis primeiros filhos. Viúva, ela se casou com o baiano João Teixeira de Aguiar (1859). A região de Josepha, mãe de meu pai Manoel, parece ser mesmo Cataguases, mas ela pode ter nascido em algum distrito dessa região ou Leopoldina. Tivemos notícia que ela tinha parentes em Descoberto de São João Nepomuceno, Minas Gerais, o que coloca seu ramo familiar mais próximo do primeiro. Pode ser que estivessem juntos, num dado momento, na mesma cidade. Ambos os ramos são essencialmente de origem rural.
A Gabriela nasceu escrava em Cantagalo. Josepha foi ventre livre, talvez. Seus dois maridos podem ter sido escravos, pois nasceram em 1862 e 1859, respectivamente.
Todos os registros que temos até agora tornam a nossa história muito especial. Com muitas lutas, algum sofrimento e muitas vitórias.
Um abraço em todos e sejam bem vindos!

2 comentários:

  1. Parabéns Getulio!!!
    Que nesse novo caminhar a LUZ se faça sempre presente e que tuas buscas encontrem otimas respostas!
    Bjim

    ResponderExcluir
  2. então Getúlio após muitas pesquisas consegui reunir muitas informações sobre a nossa família e estarei te enviando amanhã por e-mail.

    ResponderExcluir